Copy
Boletim Eletrônico PROPLAN/UFSM                   
View this email in your browser

Boletim Eletrônico
8ª edição, dezembro de 2016
PDI 2016-2026 DA UFSM É APROVADO
 

        Após meses de discussões e consultas, o texto base do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM foi apreciado e aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), na manhã de quinta-feira, 15 de dezembro. O documento, que terá vigência de dez anos, traça a filosofia e a missão da Universidade.

       O PDI é o documento que identifica e norteia o que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Desta forma, serve de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e programas. Além disso, é o instrumento que o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos de controle utilizam para avaliar a instituição.

      A construção do PDI 2016-2026 foi coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e contou com a participação de alunos, professores, técnico-administrativos, gestores e comunidade externa. O processo de construção do PDI também envolveu a criação de comissões temáticas e teve a participação da comunidade que, através de formulários e da consulta pública, enviou mais de três mil respostas e sugestões.
 

O documento completo pode ser acessado aqui


EVENTO DE AVALIAÇÃO

      Em 26 de outubro ocorreu o Seminário de Avaliação, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM, com início às 8h30min. Este foi realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), especialmente pela Coordenaria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI). Foram 180 participantes, entre eles, discentes, docentes, servidores técnicos administrativos e comunidade em geral.

    Estava presente a Coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior (INEP), professora Dra. Mariangela Abrão, a qual realizou a primeira palestra. Após, ocorreu um painel: instrumento de Avalição de Cursos de Graduação Presencial e a Distância sob perspectiva de avaliadores do MEC da UFSM.

   Além disso, ocorreu a apresentação dos resultados da avaliação do docente pelo discente 01/2016. Ainda, a psicóloga Profa. Dra. Claudia Maria Perrone (UFSM) realizou uma palestra com o tema: uma reflexão sobre a avaliação docente. 

 
                                                                                       


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

          A Pró-Reitoria de Planejamento iniciou em 2016 o programa de "Fomento à Cultura do Planejamento", que procura trabalhar junto às diversas unidades da Universidade a implementação do planejamento estratégico alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.  A primeira reunião ocorreu com o Departamento de Comunicação do CCSH e logo após com o Campus de Frederico Westphalen.
       A intenção é que em 2017 este trabalho possa ser estendido às demais unidades universitárias, cursos, departamentos e unidades administrativas da UFSM como ferramenta de apoio à gestão e de melhoria de processos.


                             




 
Edições: 01/Jun / 02/Jul / 03/Ago / 04/Ago / 05/Dez / 06/Jun / 07/jul